Categorias: WordPress

Plugins úteis para WordPress

Quem me segue aqui no blog ou no twitter já sabe que eu sou meio contra usar tantos plugins. Não quer dizer que não uso nenhum e não recomendo. Mas digo “use com moderação” e se for algo que realmente precise.

Tem alguns que uso em todos os sites do Difluir e já coloquei pra alguns clientes também. Acho eles ótimos e nunca tive problema (e espero continuar assim).

Akismet

Esse plugin vem por padrão na instalação do WordPress. É um plugin que tem a função de detectar e marcar automaticamente os comentários spams.
Eu o considero ótimo só pelo fato de não precisar colocar captcha no formulário de comentários, que eu particulamente acho muito chato.

WP-UserOnline

Acho que esse é um dos plugins mais velho que existe para WordPress, eu uso ele desde 2005. É muito bom por que as vezes a curiosidade aparece e quero saber quantos estão visitando o blog.

O legal é que ele mostra qual página está sendo visitada, qual o IP do visitante, e se o visitante veio através de um link em algum site, ele mostra que site é esse.
E quem gosta de mostrar pra todo mundo quantos estão online no momento no blog, tem um widget para isso.

Obs.: Se você tem muitas visitas ao mesmo tempo, esse plugin pode acabar sobrecarregando o seu servidor e você pode ter problemas pra acessar sua página.

Maintenance Mode

Apesar desse plugin ser velho e constar na página do WordPress que faz tempo que não é atualizado, ele continua funcionando perfeitamente e nunca tive problemas.

Uso esse plugin sempre que vou fazer a alteração no site do cliente ou nos sites do Difluir.

O tema da página de manutenção é bem sem graça, mas não é difícil de editar. Só abrir o arquivo do plugin e editar o tema como quiser e ninguém vai perceber que você está usando ele. Mas lembre sempre de fazer um backup antes de editar, em caso de gerar algum erro, e depois que editar, por que se você um dia atualizar o plugin, vai perder a edição que fez.

replyMail

Apesar desse plugin ser velho e constar na página do WordPress que faz tempo que não é atualizado, ele continua funcionando perfeitamente e nunca tive problemas.

Ele é bem simples e o objetivo dele é apenas enviar o comentário resposta para o email da pessoa.
Por exemplo: Visitante comenta no blog, você (ou outra pessoa) responde o comentário dele, então o plugin envia um email para o Visitante com o comentário que você respondeu.
E tem uma configuração para que você possa editar como será o email enviado para a pessoa.

A única coisa ruim é que por usar a função mail() do PHP para enviar o email, alguns servidores simplesmente não funcionam por que precisa de autenticação SMTP pra enviar email.
Já peguei alguns casos assim em que não funcionou de clientes que usam Locaweb e Uolhost. Mas para resolver isso, basta colocar um outro plugin chamado WP Mail SMTP (falo sobre ele abaixo) e configurar seu email nele.

WP Mail SMTP

Esse plugin é muito bom caso seu formulário de contato não consegue enviar as mensagens.
O problema não é no seu formulário, necessariamente. É apenas que alguns servidores são mais frescos que outros e tem algumas exigências para executar a função mail() do PHP. Normalmente eles exigem autenticação de STMP, e esse plugin faz isso. Só instalar ele e configurar seu email no painel.

WP Contact Form 7

Esse plugin é para criar formulários de contato. Você pode fazer quantos quiser e adicionar um shortcode na página para que ele mostre o formulário. Pode ser meio confuso usar ele, mas é só uma questão de prática.

Uso ele quando o formulário do cliente é simples, sem muitos detalhes de personalização.

E esse plugin as vezes não funciona também, assim como o replyMail, por conta da função mail() do PHP. Então é só colocar o plugins WP Mail SMTP que deve funcionar. Tudo isso depende da configuração do servidor em que seu site está hospedado.