Categorias: Mobile

Meu blog não é responsivo, e agora?

Não é só por vontade própria que venho falando a respeito de versão responsiva para sites e blogs, no início do ano o Google anunciou que começaria a priorizar sites responsivos nos resultados de busca no mobile, e no dia 21 de Abril desse ano começou valer.

As páginas que não são responsivas podem acabar ficando em uma posição ruim no resultado da busca do Google, pelo menos nos smartphones e tablets.

Então estou aqui para mostrar algumas alternativas para quem não tem site/blog responsivo.

1. Plugin para WordPress

Se você usa WordPress (em hospedagem), pode escolher um dos plugins free que existem para isso.

A maioria desses plugins funcionam assim: nas configurações dele você escolhe um dos temas que eles possuem, e quando acessar pelo smartphone, ele troca seu tema atual pelo que escolheu nas configurações dele.
O ruim é que o tema não vai ter nada a ver com o layout que você está acostumado a ver ao visitar sua página pelo computador/notebook. Mas é uma solução rápida para o momento.

Um dos plugins mais usados é o WPtouch Mobile.

2. Temas free responsivos

Uma solução barata é trocar seu tema para outro, se pesquisar no Google encontrará vários temas para WordPress (e até mesmo para Blogger e Tumblr), de graça e que são responsivos.
Basta fazer a troca e pronto.

Se você usa WordPress, temos temas free e responsivos em nossa página de temas.

3. Temas pro responsivos

Também tem os temas pagos que são responsivos. Você também encontra vários ao pesquisar no Google.
Se você quer algo um pouco diferenciado e não pode ou não quer gastar muito, dá pra comprar um e trocar seu atual por ele.

Se você usa WordPress, temos temas pro responsivos em nossa página de temas.

4. Tornar seu site/blog responsivo

É possível tornar seu atual site/blog responsivo usando o mesmo layout, mas para isso é necessário refazer toda a programação do zero.
O código para o responsivo é feito pensando em todas as resoluções, por isso não é só colocar um código mágico e pronto, precisa refazer.

Note que, nem todos os layouts são responsivos, mesmo que refaça o código dele e funcione ao visualizar nos smartphones, pode ser que não fique tão bom quanto um layout que foi criado pensando no responsivo.

Para o responsivo funcionar legal, ele precisa ser feito o layout e a programação pensando em tudo.

5. Tudo novo

Já que é pra mudar você pode refazer tudo, layout e programação, pensando em todos os detalhes.


Veja também: