Categorias: WordPress

Desativar o Lazy Loading no WordPress 5.5

A última versão do WordPress (5.5), tem algumas funções novas e interessantes.
Uma delas é o Lazy Loading automático.

O que é Lazy Loading?

É uma técnica de otimização para melhor desempenho das páginas, que tem como objetivo fazer com que conteúdos pesados sejam carregados de forma assíncrona ou condicional.
É usado principalmente para fazer com que vídeos e imagens carreguem somente quando for exibido.
Neste caso se o conteúdo não for exibido, não será carregado. Assim o tempo total de carregamento da página será menor.

Sabe quando você visualiza um site e as imagens vão aparecendo a medida que você vai rolando a página? É isso que o Lazy Loading faz.

Como o Google se importa com isso e tem recomendado o uso de Lazy Loading, o WordPress agora tem isso por padrão.

Porque desativar o Lazy Loading?

Porque muitos já estão usando plugins que fazem exatamente isso.
Então não vejo necessidade ter 2 funções que fazem a mesma coisa, ativadas. Ou usa um, ou usa outro. Por isso recomendo desativar se você já usa isso através de algum plugin ou se o seu próprio tema já possui a função.

O plugin Smush por exemplo, além de otimizar as imagens também tem a função de Lazy Loading pra você ativar se quiser. Mas o Lazy Loading no Smush é opcional, não fica ativado por padrão, então se você tem esse plugin verifique nas configurações dele se está ativado o efeito.

Também pelo que andei lendo, o Lazy Loading padrão no WordPress 5.5, depende completamente do navegador, não utiliza scripts para isso. Ou seja, se o navegador não tiver suporte, não vai funcionar. Apesar de que a maioria dos navegadores recentes já dão suporte. Mesmo assim li alguns relatos de que em alguns casos não estava funcionando e tem um bug que se o javascript não estiver ativado no dispositivo, a imagem simplesmente não abre.

Um outro motivo para desativar é porque você simplesmente não gosta do que o Lazy Loading faz com suas imagens e vídeos.

Lembre que o Google tem usado isso como um dos critérios para mostrar sua página em uma posição melhor nos resultados de busca nele.
Então se você se preocupa com posicionamento da sua página no Google, não é uma boa você ficar sem o Lazy Loading.

Como desativar

Para desativar o Lazy Loading padrão no WordPress 5.5 é bem simples, é só inserir o código abaixo no arquivo functions.php do seu tema.

add_filter( 'wp_lazy_loading_enabled', '__return_false' );

Depois é só salvar o arquivo e limpar o cache, se você utiliza algum plugin de cache.