Categorias: Blog Freebies WordPress

Como usar o plugin Instagram Feed no WordPress

O plugin Instagram Feed, hoje conhecido como Smash Balloon Social Photo Feed, é um dos plugins para Instagram mais usados no WordPress, e é o plugin estamos usando e recomendando para nossos clientes desde que o Instagram decidiu mudar a api deles mais uma vez.

Instalação

Para instalar o plugin é só ir no painel do WordPress em Plugins / Adicionar novo, e na caixa de busca digitar Smash Balloon Social Photo Feed.

Nos resultados que aparecem geralmente é o primeiro, mas cuidado para não confundir pois existem mais plugins criados pela Smash Balloon.
Clique em Instalar agora e depois de instalado, clique no botão Ativar.

Configuração do plugin (versão nova – Fevereiro 2022)

Depois de estar com o plugin instalado e ativado, vá no painel em Instragram Feed / All Feeds, e clique no botão Add New.
Na próxima página, clique no botão Next e depois na próxima página clique em Add Source.
Você será redirecionado para uma página do plugin, onde você precisa selecionar o tipo de conta (se for só mostrar fotos recentes do perfil do instagram, escolha “Personal”), e depois clica no botão Login with Instagram.
Ele vai te mandar lá para o Instagram, para você fazer login no seu perfil e permitir o plugin acessar suas fotos.
Depois você é redirecionado de volta para seu site, no painel do WordPress.

De volta ao painel do WordPress, selecione o perfil que você acabou de conectar com o plugin e clica em Next.
Na próxima página você configura como quer que as fotos apareçam no site.
Você pode escolher a quantidade de fotos, organizar a quantidade de colunas de fotos e espaçamento entre elas. E pode fazer isso para a versão desktop e mobile.

Depois é só configurar o Widget para mostrar as fotos.
E se você quiser mudar o tempo do cache das fotos, é só ir no painel em Instagram Feed / Settings, na aba Feeds.

Configuração do plugin (versão antiga)

Quando tiver plugin instalado e ativado, vá no painel do WordPress em Instagram Feed, e clique no botão Connect an Instagram Account para conectar o seu Instagram com o plugin.

Ele vai abrir uma popup pra você escolher se seu perfil no Instagram é Pessoal ou não, e depois você será redirecionado para o Instagram pra fazer login e permitir que o app do plugin conecte com sua conta. Depois você será redirecionado de volta para o painel do WordPress, onde você precisa clicar no botão Salvar alterações.

E você pode ir no painel do WordPress em Instagram Feed / Customize e mudar as configurações de lá pra deixar o widget do Instagram como quiser.
Nesse local é possível alterar a quantidade de fotos que quer mostrar, o tamanho delas, se quer mostrar botão de seguir, se quer mostrar informações do perfil…

Configurando o Widget

Agora que o plugin está instalado, ativado e conectado com sua conta, você pode usar ele.

A forma mais fácil de usar ele é indo no painel do WordPress em Aparência / Widgets, adicionar e adicionar o widget do próprio plugin.
Ou você pode adicionar o widget HTML personalizado na lateral do blog, e colar o shortcode:

[code class=”html”][instagram-feed][/code]

O shortcode pode ser adicionado em uma página, post ou em outro local do seu tema (dependendo do tema usado).

A instalação básica é free, se quiser ter mais recursos, como mostrar fotos em Carousel/Slideshows, é necessário ter a versão pro.