Categorias: Blog Tutoriais WooCommerce WordPress

Como criar uma aplicação no Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital do Mercado Livre, mas hoje é praticamente um banco digital, você pode usar ele para enviar e receber pagamentos.

Além disso, é possível usar ele para receber pagamentos na loja virtual do seu site, inclusive em loja com WordPress e WooCommerce. E é para isso que precisamos de uma aplicação lá no Mercado Pago.

A vantagem do Mercado Pago, é que se você tem um negócio para vender produtos pessoalmente, você pode solicitar uma máquina de cartão, e também pode vender online através de Código QR e Pix, ou com link de pagamento, podendo compartilhar em redes sociais por exemplo.

Conta no Mercado Pago

Antes de criar a aplicação, você precisa ter uma conta no Mercado Pago, já pronta para receber pagamentos.

Para isso, é só entrar no Mercado Pago e criar sua conta.
Após fazer isso é que então será possível criar a aplicação.

Criando a aplicação no Mercado Pago

Se você já tem uma conta lá, entra na página para developers e faça login com sua conta do Mercado pago.

Após fazer o login na página developers:

  1. se é sua primeira vez entrando no painel, pode ser que apareça uma popup com um botão Continuar te convidando para criar sua primeira aplicação. Se for seu caso, é só clicar nele.
  2. Se não aparecer a popup com o botão, procure na página por Criar nova aplicação ou no canto superior direito, vá em Suas integrações e depois em Dashboard, e na página que abrir, clique em Criar nova aplicação.

Após clicar para criar a aplicação, na página seguinte preencha o formulário:

  1. com nome da sua aplicação
  2. escolha a opção Pagamentos on-line
  3. selecione sim que você está usando uma plataforma e-commerce
  4. escolha a plataforma e-commerce que está usando (se for WordPress com WooCommerce, escolha WooCommerce)
  5. e em tipo de produto que está integrando, escolha um, sendo que:
    1. Checkout Pro – vai redirecionar o cliente da sua loja para o Mercado Pago, para finalizar o pagamento.
    2. Checkout Transparente – o cliente preenche todas as informações de pagamento (cartão de crédito) no seu site, sem precisar ser redirecionado para o Mercado Pago.
  6. Selecione a opção para autorizar o Mercado Pago a fazer uso dos seus dados, e selecione o campo de não sou robô, para então clicar no botão Criar aplicação.

Na página seguinte, clique no botão Ativar credenciais, e então preencha a categoria relacionada ao seu negócio e o endereço do seu site. E depois selecione os campos para autorizar e não sou robô, para então clicar em Enviar formulário.

Na página seguinte, você terá sua aplicação criada e terá as credenciais de produção, que são para vender de fato na sua loja virtual, e as credenciais de teste, que como o próprio nome diz, são para testes na loja antes de começar vender para o público geral.

É só clicar na credencial que deseja usar, e copiar o código Public Key e Access Token, para usar nas configurações da sua loja virtual.

WordPress e WooCommerce, com Mercado Pago

Se sua loja virtual for com WordPress e WooCommerce, após ter o plugin do WooCommerce instalado, vá no painel do WordPress em WooCommerce / Configurações / Pagamentos.
E abaixo dos métodos de pagamentos terá o Mercado Pago, com o botão Comece a usar.
Clique no botão e então preencha as configurações com as informações da aplicação que você criou lá no Mercado Pago.